O que é o Brainspotting?
O Brainspotting é um método de psicoterapia de uma perspectiva biopsicossocial e transdisciplinar, que organizou as mais novas descobertas da Neurociência para a atualização da prática profissional do psicólogo, psiquiatra e médicos que trabalham com abordagens psicoterapêuticas.
São técnicas que o terapeuta pode ajudar o cliente a acessar os registros disfuncionais, mais profundos de seu problema, em seu sistema nervoso e acionar mecanismos do cérebro capazes de voltar ao equilíbrio saudável do corpo.
Tudo isto, sem precisar de medicação. Desta forma poderá obter como resultado a diminuição e até ausência de sintomas tais como: ansiedade, depressão, medos, transtornos emocionais ou psiquiátricos, dor crônica, doenças psicossomáticas, dentre outras.
Para tal finalidade, utiliza o campo visual, relacionado às sensações corporais conscientes e reflexas, ativadas ao se falar ou pensar em um problema ou sintoma específico a ser tratado. Este método inovador pode ser utilizado tanto de forma individual, quanto em grupo, em crianças, jovens, adultos e idosos, e é facilmente integrado a abordagens, que trabalham com sintonia e com evidências na neurofisiologia humana.
Benefícios reais durante a Terapia
Superação de traumas
O Brainspotting possibilita o acesso à memórias esquecidas ou que geraram sintomas por causa de vivências traumáticas, e desvincular a perturbação desta memória, para não lhe incomodar mais e poder viver de forma mais saudável.
Potencializa os resultados da psicoterapia
Use o Brainspotting integrado a sua abordagem terapêutica e melhore os resultados de seu trabalho.
Estimula o cérebro a retornar ao equilíbrio
Saiba como estimular o cérebro do seu cliente a conseguir voltar ao equilíbrio saudável por si mesmo.
Com quem o Brainspotting trabalha?
Brainspotting é eficaz para uma ampla variedade de condições emocionais e somáticas. Brainspotting é particularmente eficaz em situações baseadas em trauma, ajudando a identificar e curar traumas subjacentes que contribuem para ansiedade, depressão e outras condições comportamentais. Também pode ser usado para aumentar o desempenho e a criatividade. O Brainspotting dá ao terapeuta acesso aos processos cerebrais e corporais. Seu objetivo é contornar o pensamento neocortical consciente para acessar as partes subcorticais emocionais e corporais mais profundas do cérebro.
O que é preciso para aprender a utilizar o método Brainspotting?
É preciso ser psicólogo, psiquiatra ou médico com conhecimento em alguma abordagem de psicoterapia para poder fazer a Formação em Brainspotting no Brasil, que vai o habilitar a saber como estimular o cérebro do seu cliente a conseguir voltar ao equilíbrio saudável por si mesmo, usando o Brainspotting integrado a sua abordagem como um catalisador, acelerando e melhorando os resultados de seu trabalho.
O mais importante é que este profissional esteja em busca de aprender sobre como usufruir dos novos conhecimentos da Neurociência para se atualizar na forma de realizar psicoterapia, podendo melhorar cada vez mais os resultados aos seus clientes.
o que é ensinado?
Atualizar-se nas mais recentes descobertas da Neurociência e suas contribuições para potencializar os resultados na psicoterapia.
Saber fazer a leitura do corpo do cliente para encontrar uma posição ocular equivalente as sensações corporais sentidas durante o relato do tema focado, a fim de conseguir ter um acesso direto ao registro do trauma, que está gerando o sintoma e disfuncionalidades no cliente.
O terapeuta sentirá a importância de realizar o seu próprio processo terapêutico com o método Brainspotting, para encontrar registros disfuncionais em si mesmo, que lhe dificultam alguns aspectos de sua vida, além de poder estar até lhe adoecendo. Aprenderá a estimular seu próprio sistema nervoso para potencializar seu desempenho profissional.
Ampliar o campo de atuação com os clientes, por passar a ter uma ferramenta que pode ser integrada a qualquer abordagem e te possibilitará fazer atendimentos breves, e de situações focadas para obter resultados pontuais em poucas sessões, o que poderá ajudar a ampliar possibilidades e tipos de clientes, tais como, situações de crises emocionais, ansiedade de desempenho em provas, para dirigir, falar em público, falar outra língua, aumentar performance em atletas e desbloquear criatividade.
Aprender as diferentes técnicas do método Brainspotting de forma teórica e prática.
Aprender a estimular o potencial do cérebro do cliente, permitindo que as soluções que busca, emerjam dos registros de seu próprio sistema nervoso, para voltar ao equilíbrio saudável mente/corpo.
Aprender a engajar-se no processo psicoterápico com total presença para se tornar um observador com uma visão fenomenológica da terapia, seguir o que acontece, sem julgamentos ou interpretações.
